top of page

DE UMA CAIXINHA

PARA OUTRA

POR HELDER AMORIM

​

O meu espaço autobiográfico expressa um momento marcante na minha vida de artista e pesquisador. Engraçado pensar nisso só agora, depois de dois anos de curso, mas é que até então ainda não tinha me sentido “doutorando”.

​

Após alguns anos imprimindo gravuras com imagens de homens que na maioria das vezes eu não me relacionava diretamente, decidi me assumir nos meus trabalhos. Já não tinha mais a mesma atração por gravar uma matriz de um cara desconhecido e a partir da reconstrução de uma identidade poética, comecei a gravar matrizes com a minha imagem.

​

Em maio fui procurado pelo curador de uma exposição, me convidando a enviar um portfolio com minhas gravuras explicando que essa seria a mostra coletiva do 16º Seminário LGBTI+ do Congresso Nacional, detalhe: uma edição especialíssima por comemorar os 50 anos da Revolta de Stonewall, em plena capital federal, no mês de junho. Nesse contato, foram mencionados alguns nomes de artistas já confirmados e, quando os vi listados naquele e-mail, eu só pensava que seria uma honra dividir espaço em uma galeria com eles.

​

Fui um dos 16 artistas selecionados. Meu espaço autobiográfico é esse momento. São as matrizes das gravuras que estão naquela exposição, que fazem parte da minha pesquisa. Meu espaço autobiográfico é sobre esse momento em que assumi me expressar, me representar. As matrizes reproduzem o meu corpo. O corpo de um homem, gay, artista, pesquisador. Antes desse ano, eu nem pensava em me colocar nu em algum lugar. Mas quando começamos as leituras sobre autobiografia, veio o “por que não?”

​

  • Facebook
  • Instagram
  • Icono negro Tumblr
  • 2iVxee6

HELDER AMORIM​

​

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, mestre em Arte e Cultura Visual (2016) e Graduado em Artes Visuais - Licenciatura (2012), ambos pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, UFG. Atualmente atua como professor da disciplina de Gravura nos cursos de Artes Visuais – licenciatura e bacharelado –, e Design Gráfico - bacharelado, na FAV, UFG.

​

A doctorate candidate in the Postgraduate Program in Art and Visual Culture, master in Art and Visual Culture (2016), and Graduated in Visual Arts (2012), both by the Faculty of Visual Arts of the Federal University of Goiás, UFG. He currently teaches Engraving in Visual Arts Courses, and Graphic Design at the FAV, UFG.

bottom of page